Layout do blog

Peixinhos da Horta: a origem da Tempura

Pica na Praça • 17 de dezembro de 2022

De Portugal para o Japão

E se te disséssemos que não precisas de ir a um restaurante nipónico para comeres comida japonesa? E se te disséssemos que o podes fazer aqui connosco? Não acreditas?

 

Acredita! Basta pedires uns Peixinhos da Horta. Sim!!! Esses humildes feijões verdes fritos envoltos em polme não são mais que a origem da Tempura... Aliás, até a próprio nome do prato é de origem portuguesa.

 

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Japão, à ilha de Tanegashima, em meados do Século XVI, em 1543, com um grupo de missionários. Com eles chegaram também vários hábitos e tradições que ainda hoje se fazem sentir não só na língua, mas também na culinária. Uma dessas tradições que ficou, e pegou, foi a Tempura.

 

Os Peixinhos da Horta cruzaram o Atlântico, o Índico e parte do Pacífico até chegarem à Terra do Sol Nascente. Uma vez lá, não tardaram a “invadir” todo o Japão, com o feijão-verde a começar aos poucos a ser substituído por vários outros vegetais.

 

Faltava-lhes apenas o nome, mas também isso tem dedo nosso. A verdadeira origem do nome Tempura não se consegue definir em absoluto, mas qualquer uma das duas versões apontadas vem bater à nossa porta.

 

A versão mais “católica” diz-nos que o nome se deve à expressão “ad tempora quadragesime”, que se referia à Quaresma, um período em que os Jesuítas, os primeiros missionários lusos a colocarem o pé no Japão, não consumiam carnes vermelhas, optando antes por comer peixe e mariscos, ou vegetais. Já a versão mais “comilona” defende que o nome se deve a uma adaptação do verbo temperar ou da palavra tempero.

 

Por isso, agora já sabes, se queres comida japonesa também o podes fazer connosco! LOL


Por Pica na Praça 9 de junho de 2023
Algo de essencial, de instinto, de bem, de bom, de saudável, de amor. Em algum momento todos nós, sem pensar, sem hesitar... PARTILHÁMOS! Um afeto, uma ideia, um pensamento, um olhar, uma viagem, uma boleia... um petisco, ou dois, ou três.
Namorar na Praça?... Quem nunca???
Por Pica na Praça 6 de fevereiro de 2023
Namorar na Praça?... Quem nunca???
Tiborna
Por Pica na Praça 25 de janeiro de 2023
Porque a Picar com os amigos também se pode viajar a outros tempos, a outros locais, a outras vivências e recordações.
Gambas à Guilho
Por Pica na Praça 4 de janeiro de 2023
E se te disséssemos que ninguém sabe quem é o Guilho e que o nome não tem nada a ver com a origem do prato?
Por Pica na Praça 18 de dezembro de 2022
... e com pão, é claro!
Azeitonas
Por Pica na Praça 18 de dezembro de 2022
Nascem verdes e acabam pretas, mas há mais que se lhes diga.
Share by: