Sabias que por todo o mundo são mais de 1.000 as variedades de azeita produzidas em todo o mundo? E que destas cerca de 140 variedades cultivadas em 23 países representam 85% da produção mundial de azeitona?
Se calhar também não sabias que 90% da produção mundial tem por finalidade o azeite, enquanto os restantes 10% acabam em pequenas taças como aquela de que, seguramente, estás agora a Picar?
E se te dissermos que só em Portugal são cultivadas mais de duas dezenas de variedades? A mais comum de todas é a Galega, muito habitual à mesa, mas para este fim há também outras como a Carrasquenha, a Cordovil de Castelo Branco, a Maçanilha do Algarve, a Redondil ou a Verdeal.
Para terminar, ficas também a saber que não há azeitonas verdes e azeitonas pretas. Todas começam por ser verdes e, quando maduras, acabam pretas. Pelo meio é que passam por diferentes tonalidades.
Ah, já nos esquecíamos! As recheadas não são uma variedade que possa cultivar, são todas resultado de processamento industrial! 😜🤣